Normas para publicação
O Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública, Infosfera 2025, aceitou submissões de resumos expandidos que apresentassem pesquisas empíricas ou teóricas concluídas ou em desenvolvimento, relacionadas a um dos seguintes temas de interesse do evento:
- Transparência Digital
- Governança Eletrônica
- Segurança Cibernética
- Preservação da Memória Institucional
- Inteligência de Dados Públicos
- Inclusão Digital e Acessibilidade
- Interoperabilidade de Sistemas
- Gestão do Conhecimento Organizacional
- Compliance e Integridade Digital
- Inovação em Serviços Públicos Digital
- Curadoria Digital de Acervos Públicos
- Transformação Digital e Modelagem de Processos
- Inteligência Artificial e Ética no Setor Público
- Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais
- Observatório de Dados Institucionais
- Outros Temas em Gestão da Informação na Esfera Pública
Os resumos expandidos deveria ser submetidos por meio da plataforma de submissão, a qual possui campos específicos para o envio dos dados do trabalho e autores.
A estrutura do resumo expandido deveria abarcar todas as partes do trabalho, sendo redigida de forma a valorizar o conteúdo, facilitar a leitura e a avaliação. A fim de assegurar consistência e qualidade dos textos submetidos, recomendava-se, a título sugestivo, que o resumo contemple: (i) contextualização do tema, relevância da pesquisa para a área de gestão da informação na esfera pública e os objetivos do trabalho; (ii) fundamentação na literatura ou, quando ensaio teórico, trajetória argumentativa; (iii) quando aplicável, descrição de procedimentos metodológicos, resultados e discussões decorrentes dos achados; (iv) contribuições e implicações para o desenvolvimento do conhecimento na área; (v) referências citadas.
Foram aceitos resumos expandidos derivados de:
a) Pesquisa Empírica: trata-se de trabalhos, concluídos ou em andamento, contendo apresentação de resultados ou os resultados esperados, caso ainda esteja em desenvolvimento, de pesquisa empírica.
b) Pesquisa Teórica: baseia-se na revisão e discussão articulada de conceitos e teorias, com foco na reflexão crítica e aprofundamento do conhecimento.
Os trabalhos submetidos deveriam conter de 1.000 a 2.000 palavras. A contagem de palavras considera todo o conteúdo, desde o título até as referências, apêndices e notas de fim de texto, respeitando os seguintes critérios:
- Fonte Times New Roman 12, espaço simples entre linhas, e margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm;
- Notas de rodapé devem ser evitadas. Notas de final de texto devem se restringir ao mínimo necessário;
- Citações e figuras, bem como a lista de referências e outros elementos pós-textuais, devem seguir as especificações da American Psychology Association (APA);
- Número máximo de cinco autores por trabalho. Os nomes dos autores deveriam ser declarados no ato da inscrição do trabalho.
- A redação dos textos poderia ser apresentada em português, inglês ou espanhol.
Cada autor poderia submeter até três resumos expandidos, individualmente ou em coautoria.
Foi admitido o número máximo de cinco autores por trabalho. A autoria deveria ser incluída apenas no formulário de submissão, incluindo a identificação dos autores (nome, e-mail, afiliação institucional e iD do ORCiD). Autores não deveriam ser identificados no corpo do resumo, a fim de garantir o anonimato do processo de avaliação.
Deveriam ser indicadas de 3 a 5 palavras-chave.