Normas para publicação

O Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública, Infosfera 2025, aceitou submissões de resumos expandidos que apresentassem pesquisas empíricas ou teóricas concluídas ou em desenvolvimento, relacionadas a um dos seguintes temas de interesse do evento:

  1. Transparência Digital
  2. Governança Eletrônica
  3. Segurança Cibernética
  4. Preservação da Memória Institucional
  5. Inteligência de Dados Públicos
  6. Inclusão Digital e Acessibilidade
  7. Interoperabilidade de Sistemas
  8. Gestão do Conhecimento Organizacional
  9. Compliance e Integridade Digital
  10. Inovação em Serviços Públicos Digital
  11. Curadoria Digital de Acervos Públicos
  12. Transformação Digital e Modelagem de Processos
  13. Inteligência Artificial e Ética no Setor Público
  14. Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais
  15. Observatório de Dados Institucionais
  16. Outros Temas em Gestão da Informação na Esfera Pública

Os resumos expandidos deveria ser submetidos por meio da plataforma de submissão, a qual possui campos específicos para o envio dos dados do trabalho e autores.

A estrutura do resumo expandido deveria abarcar todas as partes do trabalho, sendo redigida de forma a valorizar o conteúdo, facilitar a leitura e a avaliação. A fim de assegurar consistência e qualidade dos textos submetidos, recomendava-se, a título sugestivo, que o resumo contemple: (i) contextualização do tema, relevância da pesquisa para a área de gestão da informação na esfera pública e os objetivos do trabalho; (ii) fundamentação na literatura ou, quando ensaio teórico, trajetória argumentativa; (iii) quando aplicável, descrição de procedimentos metodológicos, resultados e discussões decorrentes dos achados; (iv) contribuições e implicações para o desenvolvimento do conhecimento na área; (v) referências citadas.

Foram aceitos resumos expandidos derivados de:

a) Pesquisa Empírica: trata-se de trabalhos, concluídos ou em andamento, contendo apresentação de resultados ou os resultados esperados, caso ainda esteja em desenvolvimento, de pesquisa empírica.

b) Pesquisa Teórica: baseia-se na revisão e discussão articulada de conceitos e teorias, com foco na reflexão crítica e aprofundamento do conhecimento.

Os trabalhos submetidos deveriam conter de 1.000 a 2.000 palavras. A contagem de palavras considera todo o conteúdo, desde o título até as referências, apêndices e notas de fim de texto, respeitando os seguintes critérios:

  1. Fonte Times New Roman 12, espaço simples entre linhas, e margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm;
  2. Notas de rodapé devem ser evitadas. Notas de final de texto devem se restringir ao mínimo necessário;
  3. Citações e figuras, bem como a lista de referências e outros elementos pós-textuais, devem seguir as especificações da American Psychology Association (APA);
  4. Número máximo de cinco autores por trabalho. Os nomes dos autores deveriam ser declarados no ato da inscrição do trabalho.
  5. A redação dos textos poderia ser apresentada em português, inglês ou espanhol.

Cada autor poderia submeter até três resumos expandidos, individualmente ou em coautoria.

Foi admitido o número máximo de cinco autores por trabalho. A autoria deveria ser incluída apenas no formulário de submissão, incluindo a identificação dos autores (nome, e-mail, afiliação institucional e iD do ORCiD). Autores não deveriam ser identificados no corpo do resumo, a fim de garantir o anonimato do processo de avaliação.

Deveriam ser indicadas de 3 a 5 palavras-chave.